Goleiro uberabense se consagra campeão catarinense com o Avaí
Escrito por Lucas Alexandre - Estagiário sob supervisão-
Publicado em 03 Abril 2025

No último dia 22 de março, o goleiro uberabense César Augusto, de 30 anos, entrou em campo no Estádio da Ressacada com apenas um objetivo: fazer o Avaí campeão catarinense, depois de quatro anos, objetivo que foi concluído com sucesso, sendo um dos destaques da equipe.
O Leão da Ilha entrou em campo para defender um empate contra a Chapecoense – após o 2 x 2 fora de casa pelo jogo de ida –, resultado que valeria o título para o time azul e branco, que tinha a melhor campanha.
O jogo em si foi bastante equilibrado, mas César não passou despercebido, fez uma defesa importantíssima aos 33 minutos do segundo tempo, além de manter a solidez defensiva da equipe, que, com o 1 x 1, conquistou o título catarinense pela 19ª vez na história. De quebra, o guardião foi o menos vazado da competição.
Mas antes de se tornar campeão estadual, o arqueiro começou defendendo as metas uberabenses, onde passou pelas categorias de base do Independente e do Triângulo. Recebendo destaque, foi construir a sua história no Junior Team do Paraná, clube especializado na formação de atletas.
Foi aí que o goleiro despertou interesse do Londrina, no qual se tornou atleta profissional e participou da equipe responsável pelo acesso para a Série B do Brasileiro em 2015 e sendo fundamental no título da Primeira Liga em 2017, com direito a defesas nas disputas de pênaltis contra Cruzeiro, na semifinal, e Atlético-MG, na final.
Após isso, ele passou por um período no Estoril de Portugal, voltando para o Brasil em 2019, onde passou novamente pelo Londrina, e depois por Coritiba, Vitória, Juventude e Mirassol, até acertar com o Avaí, chegando a Florianópolis no início de 2024.
“É surreal poder ganhar um título com a camisa do Avaí, que é um clube grande. Estou aproveitando bastante neste um ano e dois meses desde que cheguei ao clube, onde me identifiquei bastante com a torcida e com a cidade”, diz o uberabense.
“Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou complicado, onde a equipe teve altos e baixos, mas se tornou uma experiência muito boa. Ter o nome registrado na história de um clube grande como o Avaí é muito importante”, completa.
Agora, o próximo desafio de César será levar o Leão da Ilha para a elite do futebol brasileiro na disputa da Série B do Brasileirão. O time estreia contra o Novorizontino no próximo domingo (6), na Ressacada.
Fotos: Léo Piva, acervo pessoal e reprodução/NSports