academias-etc-26-08-2020 
 
Afinal, o que já pode e o que ainda não pode nas academias, escolas de esportes e clubes em Uberaba? Estabelecimentos do tipo reabriram as portas na cidade, após serem incluídos na onda amarela do Minas Consciente. Mas muitos ainda têm dúvidas sobre o que está valendo.
 
Além das medidas do plano estadual de combate ao coronavírus, os negócios têm que seguir a portaria publicada pela Prefeitura, que regulamenta o programa no município e adiciona outras normas – por exemplo, proibindo aos usuários tomar banho ou trocar de roupa nesses locais.
 
Ou seja, não só nesses empreendimentos, mas também em espaços públicos, muitas atividades foram permitidas, com regras a cumprir. E outras ainda não estão liberadas. Nesta terça-feira (25) o presidente da Funel, Flávio Henrique Bernardes, e o diretor de Esportes, Carlos Alberto Sabonete, participaram de uma live no Face do REPLAY esclarecendo várias questões. Tem até alguns esportes já de volta! Trazemos agora um resumo para você se orientar!
 
E fique ligado: amanhã, as perspectivas quanto ao retorno do futebol amador.
 
Distanciamento é a chave
Manter distância segura é o ponto de partida no caderninho das regras. Nas aulas em academias, escolas desportivas e clubes, ou mesmo em condomínios e áreas abertas como praças, os frequentadores têm que ficar a pelo menos dois metros uns dos outros, respeitando o limite de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. O afastamento entre os equipamentos precisa ser de no mínimo três metros.
 
Os estabelecimentos devem trabalhar com agendamento para evitar lotação e fechar a cada duas horas para limpeza geral, e, além disso, os aparelhos têm que ser higienizados a cada utilização.
 
O tempo máximo de cada classe é de 60 minutos, com as máscaras sendo retiradas somente no momento dos exercícios.
 
É obrigatória a aferição de temperatura corporal dos usuários com termômetro na porta, impedindo o acesso dos que tenham 37,5 graus ou mais e dos que apresentem sintomas de síndrome gripal. Como de praxe, deve ser oferecido álcool em gel na entrada.
 
Com limite de uma pessoa a cada 4m2, os banheiros ficam disponíveis para lavar as mãos e fazer as necessidades, não podendo, então, tomar banho ou trocar de roupa. Bebedouros? Só para encher as garrafas de cada um.
 
O horário autorizado é das 5h às 22h, todos os dias.
 
Luta pode?
As regras são válidas para academias de ginástica, musculação, exercícios aeróbicos ou anaeróbicos, danças, lutas, pilates, crossfit e treinamento funcional. Portanto, atividades como aulas de luta e dança estão permitidas, desde que não haja contato físico – ou seja, apenas modalidades ou estilos que possibilitem os treinos individuais ou à distância.
 
Academias em ambientes fechados
O funcionamento de academias em ambientes internos foi aceito, contudo, deve-se manter a área arejada, abrindo portas e janelas, com ar-condicionado desligado.
 
Por outro lado, as escolas desportivas restringem-se às quadras abertas.
 
Academias ao ar livre
As academias ao ar livre foram aprovadas, com a ressalva de que a higienização dos aparelhos é por conta de cada usuário.
 
Natação proibida
As aulas de natação permanecem proibidas por ora, bem como o uso de piscina para lazer. As saunas também ficam fora da flexibilização.
 
Clubes sem parques e quiosques
Os clubes foram abertos, mas as piscinas, parques e quiosques não estão liberados.
 
Piscinão e Complexo de Esportes
O Piscinão e o Complexo de Esportes continuam recebendo o público normalmente, com os frequentadores obedecendo aos devidos regulamentos.
 
Futebol sem contato
As escolinhas de futebol e outras modalidades em grupo estão autorizadas em espaços abertos, observando o afastamento necessário. Os boleiros podem treinar fundamentos, por exemplo, mas os coletivos e os rachas estão proibidos.
 
Esportes admitidos
Os esportes individuais ou em duplas, em modalidades em que seja respeitada a distância segura, estão OK. Por exemplo, os adeptos do skate, patins, peteca, tênis e futevôlei praticam à vontade. Sem aglomeração na torcida, claro!
 
Há a expectativa do retorno dos esportes coletivos, dependendo das determinações do Estado, porém, por enquanto, sem previsão de data. Então, nada de rachinhas!
 
Cuidado com a onda vermelha
É fundamental continuar cumprindo as medidas de prevenção do coronavírus em todos os segmentos, não só no esporte, para que a cidade e a região não regridam para a onda vermelha, em que são permitidos somente os serviços essenciais.

Parceiros 

anuncie boxe-ok
 
wruniformes

resenha sports bar

imperialbrindes novo

golé-ok

tiãomáquinas
 
corintiano
Scroll to top