Começa neste sábado, 3, o Campeonato Mineiro Módulo 2. Doze clubes sonham com o acesso.
 
O Uberaba Sport está no Grupo A do torneio, com Caldense, Mamoré, Patrocinense, URT e Varginha. O REPLAY traz um apanhado das equipes da chave, com possíveis destaques de cada plantel e os investimentos, em parceria com o Guia do Módulo 2, do scout Moisés Lana.
 
A matéria apenas resume os elencos, sem querer adivinhar quem vai fazer bonito e quem vai decepcionar. Afinal, no futebol, muitas vezes um time forte no papel acaba naufragando, e, da mesma forma, um “catado” pode surpreender.
 
Antes de continuar, vale lembrar o regulamento. Na primeira fase, turno e returno, e os três primeiros colocados de cada chave passam à segunda fase. O último lugar de cada grupo é rebaixado. A segunda fase é a do acesso, com dois grupos triangulares, também em turno e returno. O líder de cada grupo avança à final já com vaga garantida na elite.
 
O Uberaba estreia contra o Mamoré, em Patos, na segunda (5). Confira a tabela.
 
Então, hora de conferir como os candidatos se prepararam.
 
escudo-usc
Uberaba
 
O Colorado tem um investimento médio, comparado aos concorrentes, diz o presidente Rodrigo Alcino. Por isso, a tática foi buscar acertar nas contratações.
 
“Trouxemos atletas que eram titulares nas equipes em que estavam, que chegaram às fases finais das competições que disputaram”, afirma o cartola.
 
Segundo Rodrigão, o USC vai com os pés no chão, primeiro com o objetivo de se manter no Módulo 2, e depois tentar beliscar uma classificação.
 
jogo-treino-usc-uec-03-05-2025
Preparação: o USC no jogo-treino com o Uberlândia
 
O técnico é Fernando Mariano, que no ano passado levou o Essube, de Uberlândia (pela primeira vez numa competição profissional), às quartas-de-final da Terceirinha (saiu nos pênaltis contra o próprio Uberaba).
 
Daquele grupo, o único que voltou é o lateral Fornazier. O atacante Netinho, da base, é uma aposta.
 
Do Atlético de Lagoinhas, que chegou à semifinal do Campeonato Baiano, o time uberabense trouxe o goleiro Giovani, o zagueiro Jadson Sergipano e o tarimbado meia Esquerdinha. Para a lateral-direita, fechou com Douglas Dias, titular do Marília que foi semifinalista do Paulista A3.
 
Do União Rondonópolis-MT, que avançou à segunda fase do Estadual, vem o volante Nathan Silva. Do Ceilândia-DF, semifinalista do Candango, o meia Guilherme.
 
Destaque do União Barbarense no título do Paulista A4, o volante Nathan Índio chega como reforço de peso. Com ele, Wesllen vem para a lateral esquerda, e Lucas Lotto pro ataque.

Ainda no ataque, Gustavo Índio, outro que chamou atenção na Série A4, com o Nacional que foi semifinalista. Ele fez oito gols na campanha.
 
Olhares voltados também para o atacante Luan, que trocou de lado e depois do rival Nacional agora defende o quadro rubro. O atleta foi vice-artilheiro da Terceirinha do Mineiro no ano passado, com dez tentos, isso com o Elefante parando na primeira fase. Três gols foram nos dois jogos contra o USC.
 
O Zebu fez três testes na preparação para o Módulo 2. O primeiro foi contra o sub-20 do próprio Uberaba (que vai participar do Mineiro da categoria). No CT Colorado, o time principal venceu por 1 x 0 (depois o clube considerou apenas um “treino”). No CT Ninho do Periquito, em seguida, 2 x 2 em jogo-treino contra os reservas do Uberlândia (envolvido na disputa da Série D do Brasileiro). E, no Uberabão, mais um jogo-treino, novamente contra o sub-20, e vitória por 4 x 1.
 
escudo-caldense
Caldense

O investimento da Caldense é um dos mais altos para a competição. O técnico é bem conhecido pela torcida do USC: Thiago Oliveira, vice-campeão da Terceirinha com o Colorado no ano passado.
 
O treinador, na verdade, volta ao time de Poços: em 2023, no Módulo 1, chegou com o certame em andamento e não conseguiu evitar o rebaixamento.
 
E por falar em conhecidos, o torcedor vermelho lembrará de outros. Da jornada do acesso do Zebu em 2024, o Periquito tem no elenco o meia Igor Lemos (que estava no Nova Iguaçu da boa campanha no Carioca), o volante Júlio César (titular do Ceilândia semifinalista do Candango), o lateral Mastherson (titular da União Barbarense campeã do Paulista A4).
 
Um nome um pouco mais antigo e também de boas memórias pros alvirrubros é o atacante William Mococa (campeão da Terceirinha em 2021 e que estava no ABECAT que saiu nos pênaltis nas quartas do Goiano).
 
O zagueiro Léo Cruz chega após ser titular no Aymorés que foi rebaixado no Módulo 1 do Mineiro e ainda ter tido tempo de rumar ao RS para evitar o descenso do Avenida no Gaúcho. Pro meio, Vitor Braga, volante que se destacou com gols no Grêmio Prudente no Paulista A2. Também da A2, veio o goleiro Samuel (que teve uma passagem como reserva pelo Uberaba, quem lembra?), titular do Taubaté semifinalista.
 
escudo-mamoré
Mamoré
 
A equipe do lado verde de Patos de Minas tem um orçamento considerado médio. O treinador é Gustavo Brancão, que tem história, conquistando com o Sapo o acesso na Terceirinha de 2019.
 
O goleiro é Neto Bonini, titular do Ivinhema-MS, vice-campeão estadual (em que atuou com o zagueiro uberabense Wellerson). Sua sombra será Lucão, aquele mesmo campeão da Terceirinha com o Colorado.
 
Para a zaga, dois defensores rodados, Fernando, titular da Inter de Bebedouro no Paulista A4, e Davy Einstein, titular do Iguatu que se manteve na primeira divisão do Cearense (e que passou pelo USC em 2022).
 
As laterais têm na direita Adson, titular do Inhumas que foi às quartas-de-final do Goiano, e na esquerda Fabinho, campeão com o Gama no Candango. O volante Murilo chega do Águia de Marabá, semifinalista paraense.
 
Para o ataque, o time trouxe Ikson, do União Rondonópolis-MT, que disputou a segunda fase do Estadual, e o jovem Jhonatha, cria da base, que volta de empréstimo do Aymorés e que já foi campeão com a equipe esmeraldina, no elenco da Terceirinha de 2023.
 
escudo-patrocinense
Patrocinense
 
O CAP procura se reerguer depois do rebaixamento e dos problemas extracampo que derrubaram a equipe. O clube tem um investimento baixo e tenta se virar.
 
O técnico é Paulo Schardong, famoso por ter eliminado o Cruzeiro da Copa do Brasil com o Sousa, time com o qual também foi campeão paraibano. Ele ainda conquistou o Troféu Inconfidência pelo Democrata-GV, em 2022.
 
O plantel tem o goleiro Saulo (ex-Pouso Alegre); o lateral Ferrugem, que jogou o Paulista A3 com o XV de Jaú; os zagueiros Wellington Vieira, da Portuguesa Santista na A2, e Matheus Souza, do Atlético que chegou à semifinal do Baiano (companheiro do beque Jadson Sergipano do USC); o meia Canário, destaque do Rio Branco de Venda Nova-ES que foi às quartas do Estadual; e o atacante Luizinho, da Francana na A3.
 
escudo-urt
URT
 
Do lado azul de Patos, a grande atração é o atacante Ditinho, que, aos 53 anos, isso mesmo, se “desaposentou” e volta ao clube onde é ídolo e maior artilheiro. O veterano será uma boa em campo ou jogada de marketing?
 
O comando é do técnico Bruno Formigoni, ex-atleta da equipe que tem sua primeira experiência como treinador, após passagens como auxiliar por São Bento, River-PI e ABC-RN.
 
O time acertou com o goleiro Ariel, do São José que chegou às quartas da A2; os zagueiros Antônio Junior (do Democrata-GV semifinalista do Troféu Inconfidência), Glauco (titular do Uberlândia vice do Inconfidência) e Iury (do Desportivo Brasil que foi às quartas da A3), todos titulares em suas antigas equipes.
 
Para o setor da meiúca, o volante Diogo Marzagão, titular da Juventus na A2, o meia Rodrigo Andrade, do Marília que foi até as semifinais da A3, e o meia Marcelinho, que já esteve na URT e foi titular no Guarany de Bagé-RS semifinalista Troféu Farroupilha (o correspondente ao Troféu Inconfidência em MG).
 
No ataque, outro veterano, Henan de 38 anos, titular do Primavera de Indaiatuba vice-campeão da A2.
 
escudo-varginha
Varginha

O time da terra dos ETs tem um orçamento modesto, com atletas jovens e muitos que não estavam atuando. O técnico é de novo o português Tiago Miguel, que conduziu o VEC ao acesso na Terceirinha de 2021, sendo vice na decisão contra o USC.
 
O elenco tem, vindos do futebol sergipano, os zagueiros Chicão (Barra) e Jeferson (Dorense). O meia Luis Eduardo estava no Corumbaense-MS. Campeão rondoniense com o Porto Velho, o atacante Gabriel Conceição jogou vários anos na Argentina.
 
E no Grupo B?
Se for por investimento, North e Valeriodoce são os favoritos. Já no Democrata-SL, com a grana curta, o clube aposta na organização. Toninho Pesso, ex-Uberaba, é o técnico do Jacaré.

O Nacional de Muriaé também pena com capital baixo, teve dificuldades, mas confirmou presença. Outro ex-Colorado é o treinador: Bruno Barros, campeão da Terceirinha de 2021.

No Guarani, o recurso financeiro é médio, com o Bugre vindo no embalo do título da Terceirinha. E o Ipatinga tenta arrumar a casa.
 
Foto: Welton Neves

Parceiros 

anuncie boxe-ok
 
wruniformes

resenha sports bar

imperialbrindes novo

golé-ok

tiãomáquinas
 
corintiano
Scroll to top