Catanoce e diretoria do USC preparam time para apresentação no dia 10
Escrito por Janaína Sudário-
Publicado em 01 Outubro 2020

Catanoce no CT: "Comigo funciona produtividade"
Último técnico do Uberaba Sport Club na elite do Campeonato Mineiro, Paulo Cezar Catanoce retorna ao clube para a disputa da Segunda Divisão (Terceirona). Apesar de ainda não estar morando definitivamente na cidade, ele tem acompanhado de perto a formação do elenco que deve ser apresentado no dia 10 de outubro.
Em entrevista ao Uberaba Popular, no Centro de Treinamentos Constantino Calapodopulos nesta quarta-feira (30), Catanoce deixou claro que quer esquecer a passagem de 2012.
Para ele, não se deve atribuir o rebaixamento daquela temporada ao trabalho realizado em quatro jogos. “É bom lembrar que atuei em apenas quatro rodadas em que tínhamos América, Atlético e Cruzeiro pela frente, com um time muito limitado”.
Campeão do Módulo II com o Uberlândia em 2015, o que garantiu o acesso do Verdão à principal divisão estadual depois de cinco anos buscando o retorno, o treinador afirma que batalhará pelo mesmo objetivo no Colorado. A intenção é deixar gravado o seu nome na história alvirrubra. “Nós somos profissionais e houve uma confiança em cima de tudo que a gente fez no futebol mineiro, paulista e até mesmo no carioca. O Uberaba é um clube que precisa se reestruturar aos poucos e ir ascendendo de divisão. E como profissionais, devemos sempre fazer o nosso melhor e colocar as nossas experiências na prática”.
O técnico ressalta que a atuação da diretoria nos bastidores é fundamental para que a equipe alcance o resultado esperado: o acesso. “Não dá para pensar em outra coisa. Eu não tive muito convívio com a diretoria anterior, mas percebo que o Ruy, presidente do clube, é uma pessoa muito bem sucedida como profissional e que tem uma visão muito boa sobre futebol, tanto é que tem feito cursos pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para se inteirar de tudo, o que é muito importante. Ele com certeza está fazendo o possível para nos dar todo o respaldo que um time de futebol profissional necessita para realizar o trabalho”.
Elenco
Três atletas já estão confirmados: o zagueiro Rogério, o volante Rodney e o atacante Carrara. Todos atuaram com Catanoce. “Logicamente, vou trazer alguns jogadores que já trabalharam comigo e que me passaram certa confiança, como o Rogério, o Rodney e o Carrara. Depois de montar o time, o importante será o dia a dia, que será fundamental para fazer com que esse gigante, que é o Uberaba Sport, se levante e volte ao cenário nacional”.
Três atletas já estão confirmados: o zagueiro Rogério, o volante Rodney e o atacante Carrara. Todos atuaram com Catanoce. “Logicamente, vou trazer alguns jogadores que já trabalharam comigo e que me passaram certa confiança, como o Rogério, o Rodney e o Carrara. Depois de montar o time, o importante será o dia a dia, que será fundamental para fazer com que esse gigante, que é o Uberaba Sport, se levante e volte ao cenário nacional”.
Mesmo que a apresentação já tenha data marcada para acontecer, o comandante não quer, como ele diz, “dar um tiro”, e não irá contratar às pressas. “Os campeonatos estão todos em andamento, inclusive o Módulo II e a Série D. Não vamos dar um tiro e sair correndo para contratar. Nós temos que ir com calma. Estamos ainda observando atletas e conversando. Não vamos contratar, de uma vez, 25 jogadores. Nós temos ainda quase dois meses de preparação. Ao mesmo tempo que parece muito, parece pouco tempo. Então, vamos procurar contratar bem para que o time encaixe, estreando bem na competição”.
O treinador prefere não adiantar quais foram as suas indicações para o elenco, mas garante que qualquer um, indicado ou não, terá que trabalhar para ser titular.
“Comigo não funciona essa questão de ‘o treinador me trouxe, eu sou titular’. Comigo funciona produtividade. Posso indicar um ou outro atleta, mas se não estiver produzindo, obviamente, não vai jogar”, alerta o professor.
A comissão técnica do USC é formada pelo preparador físico Paulo Sérgio, pelo preparador de goleiros Baiano e pelo analista de desempenho Cícero Braga. O clube também deve trazer um auxiliar técnico. O gerente de futebol é Alex Joaquim, contratado ainda no primeiro semestre.
A caminhada do Uberaba rumo ao Módulo II terá início no dia 21 de novembro. A estreia será em casa, contra o Santaritense. Confira aqui a tabela da competição.
Foto: Janaína Sudário