Adefu fica em 5º lugar no Mineiro de basquete em cadeira de rodas
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 30 Setembro 2025

Adefu presente em mais uma edição
A Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba) ficou em 5º lugar no Campeonato Mineiro de basquete em cadeira de rodas. A terceira e última etapa da competição aconteceu no fim de semana (26 a 28), em Patos de Minas.
Nas duas últimas partidas da fase classificatória, o time acabou derrotado, perdendo para a AMA/Olympico de BH e para o Buffalo Lords de Betim. Os Tigres de Aço, de Ipatinga, venceram os dois últimos jogos e superaram o quadro uberabense na tabela, assumindo o quarto posto no G-4, por 14 pontos a 13, avançando às semifinais.
A Adefu então partiu pra disputa do quinto lugar contra a Adefa/Cobras, de Araguari, no sábado, ganhando por 44 x 37.
No domingo, o Buffalo faturou o título batendo a AMA por 60 x 57. Uma campanha incrível, com 12 vitórias em 12 jogos. Na decisão pelo bronze, Ipatinga levou a melhor sobre a anfitriã APP, fazendo 48 x 45.
José Wanderson, o Negueba, terminou como um dos principais cestinhas do torneio, com 221 pontos. Ele ficou atrás somente de Luciano (318) e Elson (249), ambos do Buffalo, e de Geisa (227), da APP.
O técnico da equipe uberabense, Denilton Silva, o Tim, admite que a expectativa era por melhor colocação, mas destaca que os atletas demonstraram muita dedicação, habilidade e garra em cada partida.
Tim enaltece que a competição promoveu a inclusão e o espírito esportivo e que o paradesporto é uma ferramenta de transformação de vidas.
“Os atletas têm a chance de superar desafios, conquistar autoestima e fortalecer laços de amizade e companheirismo, tornando cada jogo uma verdadeira celebração da inclusão. A participação do Mineiro reforça a importância de investir no esporte adaptado e apoiar iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades”, comenta.
“A Adefu segue comprometida em incentivar o basquete em cadeira de rodas e outras modalidades, inspirando novas gerações a se envolverem e descobrirem seu potencial”, conclui.
Foto: Leonardo Lemos