bocha-regional-27-05-2025
Com cinco medalhas, Adefu ficou com o segundo lugar por equipes
 
A equipe da Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba) teve uma participação de destaque no Campeonato Regional de Bocha Paralímpica, realizado no Mato Grosso, no último final de semana.
 
 
A delegação, formada por 11 atletas, retornou para casa com cinco medalhas — duas de ouro, uma de prata e duas de bronze — e quatro vagas garantidas para o Campeonato Brasileiro da modalidade.
 
Com os pódios, a equipe sagra-se vice-campeã na classificação geral.
 
O Regional aconteceu em Várzea Grande, entre os dias 23 e 25. Disputaram 84 atletas da região Centro-Oeste mais o Triângulo Mineiro.
 
Os destaques foram na classe BC4, com dois ouros. Ercileide Laurinda fez uma campanha irretocável, vencendo a brasiliense Cintia Mafra na final por 3 x 2. No masculino, Leonardo Carone encarou na decisão o veterano Nilton Cezar, do Mato Grosso, e ganhou no tie-break.
 
Ana Vitória, da classe BC2, faturou a prata. José Carlos Chagas e Paula Moraes, ambos da classe BC1, trouxeram medalhas de bronze. Entre os medalhistas, apenas Paula não conseguiu a classificação para a etapa nacional.
 
Presidente da Adefu e uma das atletas mais experientes do grupo, Ercileide diz que a vitória teve um sabor especial. Após cogitar a aposentadoria, ela viu no Regional a chance de reencontrar sua paixão pelo esporte.
 
“Descobri mais uma vez que o meu lugar de felicidade é dentro da quadra”, disse, emocionada. “Com todo o sacrifício da viagem, da distância... O objetivo era comum: conquistar a vaga para o Brasileiro, não só para mim, como as dos outros meninos. A união e o trabalho em equipe foram essenciais”.
 
Ela ainda destacou a importância de integrar novos talentos à delegação e celebrar o encontro de gerações dentro da Adefu.
 
“Levamos atletas que já não estavam mais treinando, levamos dois atletas novos que se saíram muito bem. É o velho e o novo trabalhando junto, com visão num futuro melhor para a bocha da Adefu. Às vezes, não é só conquistar a medalha, é o aprendizado para o futuro”, comenta Ercileide, que buscará o tetracampeonato no Brasileiro, que será realizado em dezembro, em São Paulo.
 
Na classe BC1, Karen Pessato ficou na quarta posição. Maria das Graças Silva, de 18 anos, foi uma das estreantes. Antônio Nunes foi outro que participou.
 
Na classe BC2, Luís Henrique, o Luisinho, ficou em quarto. O jovem Isaque Pádua, de 14 anos, disputou pela primeira vez um campeonato adulto.
 
Pela classe BC3, Alexandre José terminou na quarta colocação, seguido de Edmilson da Silva, o Ratinho, que chegou às quartas-de-final. Diego Henrique, na BC4, também avançou à segunda fase.
 
Os atletas concentram-se agora para o Meeting Paralímpico, em Belo Horizonte, no dia 7 de junho.
 
Foto: Ande

Parceiros 

anuncie boxe-ok
 
wruniformes

resenha sports bar

imperialbrindes novo

golé-ok

tiãomáquinas
 
corintiano
Scroll to top