Atletas uberabenses brilham na Maratona Nilson Lima
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 21 Maio 2025

Geraldinho Canedo comemorou marca sub-3
Atletas de Uberaba brilharam na 8ª Maratona Nilson Lima, realizada em Uberlândia, no fim de semana.
O evento celebrou as 400 maratonas do ícone uberlandense Nilson Lima, o brasileiro que mais esteve em provas do tipo, já tendo corrido em 64 países. A 400ª foi justamente a do último domingo (18), com largada e chegada do estádio Parque do Sabiá.
E não faltaram craques uberabenses se destacando. Na disputa dos 42 km, um domingo mágico para Geraldo Canedo, que foi o sétimo colocado no geral masculino, o primeiro na categoria 50-59 anos, conquistando o famoso índice “sub-3”, ou seja, abaixo de três horas, com o tempo de 2:57:35h. Uma corrida “encantadora”, como definiu o amigo Tunico Bunito.

Cintia fez seu melhor tempo na prova
No naipe feminino, Cintia Braga fechou em nono lugar no geral, em segundo na faixa 50-59 anos, com sua melhor marca na quarta vez na Nilson Lima.
“Uma maratona desafiadora, muito dura e com uma estratégia fenomenal. Ela exige muita estratégia nos primeiros 21km, para poder concluir a segunda parte, onde o vento, o sol e a altimetria são mais elevados e o desgaste da primeira parte pode colocar tudo a perder. Nilson Lima é considerada uma das mais difíceis maratonas de asfalto”, narra a incansável Cintia.
Mais
A oitava edição da Nilson Lima cresceu e a festa foi dividida em dois dias, com duas provas de meia-maratona, com percursos diferentes: a Meia do Parque do Sabiá, no sábado, e a Meia do Centro, no domingo. Além das corridas de 5 e 10 km. Todas passando pelo verde do complexo do Parque do Sabiá.
A oitava edição da Nilson Lima cresceu e a festa foi dividida em dois dias, com duas provas de meia-maratona, com percursos diferentes: a Meia do Parque do Sabiá, no sábado, e a Meia do Centro, no domingo. Além das corridas de 5 e 10 km. Todas passando pelo verde do complexo do Parque do Sabiá.

No pódio da Meia do Parque: Raquel em terceiro e Bárbara em quarto
Na Meia-Maratona de sábado, duas uberabenses no pódio: Raquel Martins foi a terceira colocada, e Bárbara Bertoldi, a quarta. “Prova puxada, muita subida, tive câimbras, mas consegui sustentar e terminar em quarto”, conta Bárbara.
E teve família em ação. Daniela Melo foi a campeã da categoria 40-49 anos na Meia do domingo, em oitavo no geral. O marido Otaviano da Silva fez a Meia no sábado, e os filhos Isabela, de 10 anos, e Rafael, de 7, partiram para a corrida kids no dia seguinte.
“Minha corrida predileta! Muito dura, mas deu bom. O melhor foi participar com a família e ainda comemorar as 400 maratonas do Nilson Lima. Eu estava presente na comemoração das 300, e agora é um privilégio poder participar das 400 maratonas”, comenta Daniela.

Daniela e Otaviano com os filhos Isabela e Rafael
Não perca as contas. No domingo, Marcelo Barbosa foi mais um a completar os 21 km. E teve uma turma que encarou o desafio em dose dupla!
Ana Paula Coutinho correu 21 km no sábado e 21 km no domingo. Antônio Carlos, o Tunico Bunito, de Conceição das Alagoas, e Anderson Mota, concluíram lado a lado os 21 km no sábado e os 42 km no domingo.

Encontro de lendas: Nilson Lima e Tunico Bunito
Tunico totalizou 260 corridas, sendo 67 maratonas aos 67 anos de idade. Exemplo!
Mais de 3 mil atletas disputaram a Nilson Lima. A maratona é a única de Minas com certificação da Confederação Brasileira de Atletismo e arbitragem da Federação Mineira de Atletismo.
Fotos: Fotop e acervo pessoal