troféuraimundosarkis-06-04-2024 1
Craques reunidos: confira a galeria de fotos!

 
Uma tarde de homenagens, reconhecimento, emoção e aplausos a vários destaques do esporte de Uberaba.
 
O Troféu Raimundo Sarkis premiou 30 desportistas, entre atletas, técnicos e personalidades, reunindo craques de diferentes modalidades neste sábado, na Empório Choperia.
 
O evento, que chegou à sua terceira edição, fez parte das comemorações dos 20 anos do REPLAY, marca a ser alcançada no dia 20 de abril.
 
O “patrono” da homenagem, Raimundo Sarkis, recebeu uma medalha exclusiva do jornalista responsável pelo REPLAY, Wagner Ghizzoni. Muitos dos agraciados que conhecem a história de seu Raimundo prestaram reverência ao fenômeno. E os mais jovens tiveram a chance de saber um pouco dos seus feitos.
 
Um entusiasta do esporte e seus valores, Sarkis, aos 95 anos, dedicou 83 deles ao segmento. Atleta campeão na natação, foi técnico na natação, vôlei e basquete, além de ser um grande na imprensa, tanto no rádio, como no impresso, tendo inclusive lançado o jornal “A Bola”, nos idos da década de 1950.
 
Apoiador de qualquer iniciativa que promova o esporte, ao longo dos anos ele também organizou eventos de diversas modalidades. Humilde, elogiou o trabalho do REPLAY. “Quem merece essa homenagem é o Wagner. São poucos os idealistas como ele hoje”, declarou. Por sua vez, o capitão do REPLAY ressaltou o amor pelo esporte e que o prêmio abrange desde iniciantes até nomes consagrados.
 
E a festa terminou com surpresa: o próprio Wagner recebeu um troféu semelhante aos demais, parabenizando pelos 20 anos do jornal. Ideia que partiu da paratleta e amiga Ercileide Laurinda e foi colocada em prática pela dupla de jornalistas Grazie Batista e Ilídio Luciano. A “consorte” de Wagner (como chamou seu Raimundo), Grazie, que fotografava o evento, e Ilídio, que apresentava, “disfarçaram” bem e o homenageado não desconfiou.
 
“Parabéns a todos vocês. O esporte merece muito mais em Uberaba”, finalizou.
 
troféuraimundosarkis-06-04-2024 2
Seu Raimundo e Wagner: vidas dedicadas ao esporte
 
Os homenageados
 
Associação dos Corredores de Rua de Uberaba – ACRU
Representada pelo presidente Alcy Júnior
Prestes a completar dez anos, a Acru tem cerca de 80 corredores/amigos e congrega atletas, assessorias e organizadores de eventos. Entre as corridas promovidas, está a Acru Kids Run, a maior corrida kids gratuita do Brasil. A Associação já liderou várias caravanas para provas em diversas cidades.
 
Associação de Ginástica Acrobática – GYM ACRO
Representada pela presidente Keila Tinoco
Fundada em 2013, a Gym Acro conta com 60 atletas atualmente, desde o nível iniciante até o avançado. Ao longo destes anos, participou de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com grandes resultados. Entre eles, medalhas no Pan-Americano e na Copa do Mundo.
 
Instituto Spartan Sport e Spartan Futsal
Representada pela gestora Célia Andrade
Desde 2017, o Spartan acolhe atletas no futsal feminino, tendo hoje mais de 150 meninas, na iniciação e nas categorias de competição: Sub13 / Sub15 / Adulto. O projeto social é aberto a todas mulheres que queiram aprender e jogar futsal, a partir de 5 anos de idade, e envolve também a integração e lazer entre mulheres acima de 35 anos.

Alexandre Leandro
Técnico de voleibol
Alexandre ensina voleibol há quase duas décadas e, desde 2016, é o técnico das categorias de base da Funel. Já conquistou diversos pódios e, com ele, vários atletas se destacaram com convocações para a Seleção Mineira e transferências para clubes de estrutura. Ele não compareceu, porque estava em competição.
 
Anna Gabrielle Soares
Natação PCD
Gabi iniciou nas competições em 2023 e foi com um banho de medalhas na classe S9. Nos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG, foram três ouros e duas pratas. Na etapa regional das Paralimpíadas Escolares, ganhou dois ouros e duas pratas. E, na etapa nacional, duas pratas e um bronze.

Célio Tavares
Técnico de paratletismo
Célio está no paradesporto desde 2014, sendo técnico no atletismo e também na bocha. Participou de campeonatos nacionais e internacionais e teve atletas em eventos como Parapan, Paralimpíadas e Mundiais, com muitas medalhas.

Christian Aleister
Paratletismo
Christian vem evoluindo nos últimos anos como um forte nome no esporte. Foi campeão no arremesso de peso em Meetings e, neste ano, pela primeira vez no Circuito Nacional, ganhou o bronze.

Eduardo Stival
Futebol de botão
O botonista Eduardo Stival, o Dudu, é um grande nome da modalidade. Ex-atleta do futebol de campo e de salão, na mesa Dudu tem uma carreira vitoriosa, com direito a títulos e recordes de vitórias e de pontos no Campeonato Mineiro. Não compareceu, porque estava com dengue.

Enzo Pesso
Natação escolar
Enzo é outra revelação da natação PCD. Atleta da classe S14, no ano passado ele ganhou dois ouros nos Jogos Escolares de MG – JEMG, um ouro e três pratas na etapa regional das Paralimpíadas Escolares, e uma prata e três bronzes na etapa nacional.

Guilherme Cherin
Jiu-jitsu
Atleta do jiu-jitsu há sete anos, Guilherme já tem conquistas de expressão nacional e internacional. Na faixa azul, foi bronze na disputa da Copa do Mundo. Na marrom, prata no Sul-Americano e bronze no Mundial.

Isaque Pádua
Bocha escolar
Isaque vem se destacando na bocha nos últimos anos e aparece como esperança da modalidade. Nos Jogos Escolares de Minas Gerais, já são dois ouros. Nas Paralimpíadas Escolares, conquistou um bronze e uma prata nas fases regionais, e uma prata na etapa nacional.

José da Rocha
Corrida
José da Rocha tem mais de 200 medalhas na coleção. Na casa dos 60 anos, ele já correu em eventos do porte da São Silvestre e Volta da Pampulha. O atleta possui pódios também em provas de Meia-Maratona.

Júlia Fonseca
Artes marciais
A carreira de atleta de Júlia tem medalhas no jiu-jitsu, em eventos como o Brasileiro e o Sul-Americano, e no judô, em disputas como o Mineiro, Brasileiro e Sul-Americano. Nos últimos anos, ela se dedica a projeto social, ensinando a arte do judô.

Karel Avelar
Técnico de handebol
Karel começou como atleta em 1992 e, desde 2001, é o técnico das equipes de Uberaba, treinando a base e o adulto – adulto que participou da Liga Nacional. Ele foi o técnico da Seleção Mineira Juvenil Masculina que, no ano passado, foi bronze no Brasileiro de Seleções.

Karen Pessato Jerônimo
Bocha paralímpica
Karen, a Kaká, já disputou até o Brasileiro. No ano passado, em nova classe, a BC1, foi medalha de bronze no Regional Centro-Oeste. Mais do que os resultados, Kaká é homenageada por sua dedicação e alegria em participar do esporte.

Kemily Vitória
Paratletismo escolar
Kemily é uma joia no paratletismo e esperança de se consolidar como atleta de alto rendimento. Em 2023, nos Jogos Escolares de Minas Gerais, foi ouro no arremesso de peso e no lançamento de pelota. Nas Paralimpíadas Escolares, prata e ouro na etapa regional. E, na etapa nacional, prata e ouro nas mesmas provas.

Leonardo Oliveira
Técnico de natação
Há 30 anos na natação, Léo começou em Uberaba, passou pelo Minas Tênis Clube de BH, participou de eventos como Pan-Americano e Copa do Mundo, teve atleta vice-campeão mundial, foi diretor técnico da Federação Mineira e membro do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Hoje comanda a equipe de natação de Uberaba, com 60 atletas do Pré-Mirim ao Master, que vêm obtendo ótimos resultados nos últimos anos.

Laerte “Lalazinho” de Lima Neto
Futevôlei
Uma virtuose no futevôlei, Lalazinho possui inúmeras conquistas na carreira, inclusive pela Seleção Brasileira, em que levantou a Copa América. Já ganhou títulos estaduais, brasileiros, e o auge: seis vezes campeão mundial.

Lucas Almeida
Paratletismo universitário
Lucas é destaque em competições nacionais e vem melhorando suas marcas. No ano passado, nas Paralimpíadas Universitárias, na disputa do arremesso de peso e do lançamento de disco, foram quatro ouros.

Lucianna Estevam
Corrida
Lucianna vem tendo bons resultados em competições nos últimos anos. A dedicação da atleta é uma inspiração para muitas pessoas. Ela já participou inclusive de provas de Meia-Maratona, conseguindo baixar seu tempo nas disputas recentes.

Lúcio Vaz
Futebol
São 45 anos de dedicação a uma instituição. O extraordinário Lúcio Vaz é um símbolo do Nacional Futebol Clube. Esteve nos acessos do Naça como jogador, com a faixa de capitão, e como treinador e preparador físico. Também é campeão no futebol amador.
 
Luna Ferrarese
Voleibol
Aos 17 anos, a atleta da categoria sub-19 é um talento na modalidade. A ponteira da equipe do Uirapuru já tem conquistas regionais e até de nível nacional. Também já ganhou prêmios individuais.
 
Maria Luiza Novaes
Natação
Maria Luiza, da categoria Juvenil, é uma realidade que vem evoluindo. Em 2013, ganhou o bronze na Supercopa e duas medalhas no Mineiro: uma prata e um bronze, além de classificar-se para o Brasileiro. Na temporada 2024, no Regional de Federados, três pódios no absoluto.
 
Maria Rita Contarin
Natação Jovem
Destaque do esporte nos últimos anos, Maria Rita, da categoria Infantil, é um talento promissor. A atleta tem pódios na Copa MG, no Campeonato Mineiro e nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG. Neste ano, na primeira disputa, o Regional de Federados, foram quatro medalhas no absoluto.
 
Mário Fernandes “Marão”
Basquete
Referência no basquete, o ex-atleta trilhou uma trajetória de sucesso como técnico, comandando várias equipes e conquistando títulos. Por Uberaba, foram vários nas disputas estaduais e a grande campanha com o adulto feminino vice-campeão nacional.
 
Moura Miranda
Imprensa
Explode coração! Grande nome da imprensa nos últimos anos, Maurílio Moura Miranda completa nada menos que cinco décadas de atuação no rádio, a maior parte na emissora Sete Colinas. O narrador foi a voz do Uberaba Sport nos tempos de glória. É conhecido como o Bola de Ouro do Brasil Central.
 
Paulo Bravo
Natação master
Paulo Bravo é um craque das piscinas, competindo no Master desde 2015. Dono de vários títulos no Mineiro, ele também é detentor de recordes e do Prêmio Supermaster, que engloba todas as provas regionais e estaduais de uma temporada.
 
Eurípedes Barsanulfo Rocha “Piu”
Técnico de base (futebol e futsal)
Ex-atleta, Piu se dedica aos ensinamentos há 26 anos. Atualmente, no campo, comanda as categorias de base do Uberaba Sport Club, do iniciante ao sub-14, e, no salão, em parceria com o UTC, o sub-10 e o sub-12. São cerca de 120 atletas.
 
Raissa Machado
Paratletismo
Raissa iniciou no paradesporto na Adefu e é uma estrela mundial no paratletismo. A craque do lançamento de dardo ganhou a medalha de Prata na Paralimpíada de Tóquio. Tem medalhas em três Parapans e em três Mundiais e quebrou o recorde mundial de sua classe.
 
Tatiane Sousa
Natação universitária
Tatiane Sousa, a Tatty, premiada no jiu-jitsu, começou a competir na natação no ano passado e já envergou medalhas. Nas Paralimpíadas Universitárias, foram um ouro e duas pratas na etapa regional Sul-Sudeste, e, na fase nacional, uma prata e um bronze.
 
Fotos: Grazie Batista

Parceiros 

uniube-marianarios

cmu-2024
 
anuncie boxe-ok
 
pmu-abr2004
wruniformes

sancelo
 
golé-ok
 
perfetto

corintiano
Scroll to top