minasconsciente-12-08-2020
Cidade está na fase amarela; Minas não tem verde no mapa
 
Os atletas vão ter que aguardar. Uberaba aderiu ao Minas Consciente, o plano do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus. A cidade faz parte da chamada “onda amarela”, que não libera o esporte. Decreto anunciando a decisão foi publicado no Porta Voz, órgão oficial do Município, na segunda-feira (10). A notícia foi recebida como um banho de água fria para quem esperava por mais flexibilização quanto às atividades físicas e pelo retorno do desporto.
 
O Minas Consciente divide a situação das regiões em três fases: vermelha, em que só funcionam serviços essenciais; amarela, quando são permitidos serviços não essenciais, mas ainda com restrições; e verde, que autoriza serviços não essenciais com alto risco de contágio.
 
O Triângulo, e, portanto, Uberaba, está na faixa amarela. Minas Gerais não tem, atualmente, nenhuma região na cor verde. A classificação leva em conta a incidência de Covid-19 em cada zona, considerando, por exemplo, o número de casos da doença e a ocupação de leitos.
 
A análise que possibilita passar da onda vermelha para a amarela é feita semanalmente, enquanto a da amarela para a verde acontece a cada 28 dias. A regressão pode ocorrer a qualquer momento, se os dados apresentarem risco à saúde do povo, conforme a Secretaria de Estado de Saúde.
 
Frustração
Em entrevista coletiva na segunda-feira, o prefeito Paulo Piau afirmou que a adesão ao Minas Consciente foi assinada para não confrontar o Ministério Público, em que pese as normas no município serem mais rígidas que as do plano. O decreto 5555/2020, que norteava as regras no combate ao vírus e a autorização ou proibição de cada setor em Uberaba, foi revogado.

O programa estadual suspende esporte e lazer na etapa amarela. Uma frustração para quem esperava mais atividades liberadas de forma gradual.
 
O Porta Voz de sexta-feira (7) havia publicado um protocolo de retomada progressiva dos segmentos impactados pela crise decorrente da pandemia. Entre os estabelecimentos que poderiam voltar a funcionar em breve, estavam citados “clubes, sem atividades coletivas” e “academias ao ar livre ou com ventilação natural”. Porém, agora seguindo diretrizes estaduais, a cidade terá que aguardar até o início de setembro para saber se a região entrará na fase verde, onde os exercícios se encaixam.
 
Academias vinham trabalhando com algumas modalidades em ambiente externo. Aulas do tipo devem voltar somente a locais como praças, com os praticantes em distância segura. Corridas e caminhadas individuais continuam permitidas em áreas públicas como o Piscinão e o Complexo de Esportes.
 
É importante frisar que as regras de prevenção à Covid-19 permanecem e a população tem que manter os cuidados, como evitar aglomerações e usar máscara. Retroceder pode fazer Uberaba cair na onda vermelha e assim vários setores seriam fechados.
 
Imagem: Agência Minas

Parceiros 

anuncie boxe-ok
 
wruniformes

resenha sports bar

imperialbrindes novo

golé-ok

tiãomáquinas
 
corintiano
Scroll to top