Imprimir
amador-parceiros-ok
 
Concluída a primeira fase do Amadorão, trazemos um apanhado dos números do certame, e também da artilharia do torneio. Depois do domingo de folga por causa das eleições, temos um aperitivo para o início do mata-mata.
 
Relembrando, os confrontos das quartas-de-final são: Merceana x Sete Colinas, Vila Esperança x Bonsucesso, Bom Retiro x Vila Nova, e Barcelona x Atlético.
 
Começando pela corrida da artilharia. O líder é Wagão, do Vila Esperança, com 6 gols na conta. Dieguinho, do Arem, tem 5. Depois, com 4 cada, aparecem Nonô (Água Compridense), Guthere (Bonsucesso), Vitinho (Bom Retiro), Vitinho (Koreia), Guilherme (Merceana), Lagoa (Sete Colinas) e Felipe (Sete Colinas).
 
artilharia-06-10-2022
Wagner Júnior, o Wagão, do Vila Esperança, é o artilheiro
 
Agora, alguns dados da primeira fase. Foram nove rodadas, com cada clube disputando oito jogos. Quatro ainda estão invictos. Caíram pro Módulo B os times do pior ataque (Pinheiros) e o da pior defesa (Madureira).
 
Em 72 partidas até aqui, foram marcados 186 gols, média de mais de 2,5 por prélio.
 
Pouco menos de um quarto dos jogos não teve vencedor: foram 17 empates. Destes, oito ficaram 0 x 0 (mais de 10% do total, portanto).
 
Vitórias
Merceana, Bom Retiro, Bonsucesso, Arem, Vila Esperança e Barcelona são as equipes que mais ganharam: 5 vitórias cada. O Arem não se classificou.
 
Lá embaixo, Baixa, Pinheiros e Madureira não conseguiram sequer uma vitória.
 
Entre os classificados, o que menos venceu foi o Sete Colinas: 3.
 
Empates
O Sete Colinas é o campeão de empates: foram 5, mais da metade dos oito jogos. Já Bonsucesso e Arem não empataram em nenhuma ocasião.
 
Derrotas
Quatro times não sabem ainda o que é perder. Atlético, Vila Esperança, Barcelona e Sete Colinas estão invictos.
 
Por outro lado, o Madureira não somou nem um pontinho. Foram oito derrotas.
 
Na turma dos classificados, o Bonsucesso é o que mais perdeu: três vezes.
 
Ataque
Merceana e Sete Colinas ostentam os melhores ataques, com 17 gols cada. E eles se enfrentam nas quartas-de-final. Expectativa de bola na rede!
 
No outro extremo, o Pinheiros marcou míseros dois gols.
 
Entre os classificados, o pior ataque é o do Atlético. O Galo anotou apenas seis gols, média de menos de um por jogo. Seis equipes que não se qualificaram para a segunda fase fizeram mais gols.
 
Defesa
O ponto forte do Atlético é a defesa. O time conseguiu a façanha de não ser vazado em oito partidas. A segunda melhor defesa é a do Barcelona, com apenas um gol cedido.
 
O detalhe é que dois se enfrentam nas quartas. Será a reedição da final de 2019, a última temporada regular, em que o Galo foi o campeão, com vitória tricolor de 1 x 0 no duelo de ida e empate de 0 x 0 no segundo confronto.
 
Já a pior defesa é a do Madureira, com 26 gols sofridos. Entre os classificados, a pior é a do Vila Nova, que tomou 11 gols.
 
Mata-mata promete emoção
Agora é mata-mata, em jogos de ida e volta até a final. Quem arrisca algum palpite?
 
A promessa é de muita emoção e de equilíbrio. Na classificação geral, a diferença do primeiro colocado (Vila Esperança) pro oitavo (Sete Colinas) é de apenas quatro pontos.
 
E lembrando: no fim do ano, os craques do Amadorão serão premiados na Feijoada Solidária da Seleção REPLAY. Depois de dois anos sem festa, por causa da pandemia, o evento chega à 10ª edição!
 
Foto: Ligeirinho