Rupia, das quadras para a areia no vôlei
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 15 Julho 2020

RUPIA
Vôlei de praia
Rupia Inck Freitas Furtado
12/04/1990 – Uberaba/MG
Vôlei de praia
Rupia Inck Freitas Furtado
12/04/1990 – Uberaba/MG
Rupia começou no vôlei de quadra aos 13 anos, no Uirapuru, e aos 15 foi para o Minas Tênis Clube, fazendo em BH sua base e disputando duas edições da Superliga. Com a Seleção, a ponteira foi campeã sul-americana sub-16 e 3º lugar no Mundial sub-18.
Aos 20 anos, foi para os Estados Unidos estudar e jogou a Liga Universitária por cinco anos lá. Após se formar em Psicologia, atuou dois anos nas Filipinas e mais dois na Turquia. Retornou a Uberaba em 2018 e decidiu embarcar no vôlei de praia, mudando-se para Betim em 2019 para integrar o Projeto Viva o Esporte da Prefeitura.
Atleta do técnico da Seleção Mineira e membro da comissão técnica da Seleção Brasileira sub-19, Giuliano Sucupira, a uberabense disputa o Circuito Brasileiro e o Challenger, estando entre as principais jogadoras da modalidade. No Brasileiro, ela participa do qualificatório, de onde se classificam oito duplas para juntarem-se na chave principal às 16 melhores ranqueadas – na temporada 2019/20, de seis etapas, em cinco ela passou pelo quali e avançou à competição principal, e, dessas, em três superou a fase de grupos, chegando às oitavas-de-final.
Fotos: Thais Hokama e João Paulo Souza