damiao-mundial-29-09 3
Damião (e) foi o capitão da Seleção Brasileira no Mundial
 
O currículo do carateca uberabense Reginaldo Damião está mais rico. O atleta incluiu na sua carreira a participação no Mundial de Karatê Shotokan, realizado entre os dias 22 e 24 últimos, em Treviso, na Itália. De volta à Uberaba, Damião retomou a rotina de treinos, na preparação para a etapa final do Brasileiro, em outubro. Em meio aos treinamentos, as lembranças da competição na Itália.

Dessa vez não teve medalha, mas a experiência valeu, e muito, afirma o uberabense. “Foi uma competição de nível muito alto. Adorei, foi uma satisfação, um privilégio estar ali entre os melhores do mundo. Valeu demais a experiência, o aprendizado”, enaltece.
 
damiao-mundial-29-09 1
  
damiao-mundial-29-09 2 

O Mundial, promovido pela WSKA (World Shotokan Karate-Do Association), reuniu cerca de mil atletas de 30 países. Damião considera positiva sua participação. “Foi um open absoluto, ou seja, todos contra todos, você lutando com adversários de pesos diferentes, o que torna mais difícil a disputa. No individual perdi a segunda luta no desempate, por decisão das bandeiras. E por equipe, faltou pouco para disputarmos medalha. Mas posso dizer que a participação dos brasileiros superou as expectativas. Saímos com a sensação de dever cumprido”.

O Brasil não teve medalhas no Mundial. O primeiro lugar geral foi da Inglaterra, com 18 pódios (seis ouros, cinco pratas e sete bronzes). A Rússia foi a segunda colocada, com 16 medalhas no total (seis ouros, cinco pratas, cinco bronzes), e a Itália, a terceira, com 15 (cinco ouros, quatro pratas, seis bronzes).
 
Damião foi o capitão da Seleção Brasileira, o que ele considera uma honra. “Foi especial. O capitão, se o navio afundar, afunda junto, não pode pular. Mas a equipe não deixou o navio afundar. Foram todos ótimos. Não conhecia todos os atletas, fiquei conhecendo alguns na competição, foi um prazer”, comenta.
 
damiao-mundial-29-09 4
 
Faixa preta 5º Dan, o uberabense foi campeão do Mineiro e da etapa zonal do Brasileiro esse ano, e agora prepara-se para a etapa final do Brasileiro, que acontece entre os dias 11 e 15 de outubro, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA.
 
O próximo Mundial será em Portugal, em 2019. No ano seguinte, o karatê estará pela primeira vez em uma Olimpíada, nos Jogos de Tóquio, no Japão.
 
Fotos: WSKA e acervo pessoal

Parceiros 

cmu-2024
 
pmu-mar2024
 
anuncie boxe-ok

sancelo
 
golé-ok
 
perfetto

corintiano
Scroll to top